Marinha do Brasil abre inscrições para Escola Naval em maio



Pela primeira vez, mulheres poderão integrar os Corpos da Armada e de Fuzileiros Navais
A Marinha do Brasil abrirá inscrições para o Concurso Público de Admissão à Escola Naval no próximo dia 3 de maio, se encerrando no dia 9 de junho. Para se inscrever, é necessário acessar o site www.ingressonamarinha.mar.mil.br ou comparecer a um dos postos presenciais em Natal, Fortaleza e Olinda.

Serão ofertadas 31 vagas, sendo 19 delas para pessoas do sexo masculino e 12 para o sexo feminino para o 3º Distrito Naval, que compreende Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Nessa edição do concurso, as candidatas poderão, além de concorrer ao Corpo de Integrantes da Marinha, participar pela primeira vez da seleção do Corpo da Armada e do Corpo de Fuzileiros Navais.

Os inscritos realizarão um Curso de Graduação com duração de quatro anos em regime de internato, recebendo uma bolsa auxílio de R$1.100 por mês. Além disso, terão benefícios como ajuda para aquisição de uniformes e assistência médico-hospitalar, psicológica, social e religiosa.


Ao final do curso, para complementar os conhecimentos de ensino militar-naval necessários à graduação, será realizada uma Viagem de Instrução. Aqueles que concluírem o curso com aproveitamento receberão o Diploma de Graduação em Ciências Navais e serão nomeados Segundos-Tenentes.

Requisitos para inscrição

Para se inscrever é preciso ter 18 anos e menos de 23 anos no dia 1º de janeiro de 2019; ser solteiro; e ter o Ensino Médio completo ou estar em fase de conclusão. A taxa de inscrição é de R$ 100,00.

Sobre a prova

Os candidatos farão provas em dois dias. No primeiro dia será aplicada prova de Matemática e Física, com total de 40 questões. No segundo dia será realizada a prova objetiva de Português e Inglês, totalizando 40 questões, além de uma Redação. Após a prova objetiva, os candidatos têm pela frente os eventos complementares: Inspeção de Saúde; Teste de Aptidão Física (TAF) composto de corrida e natação; Verificação de Dados Biográficos; Verificação de Documentos; Avaliação Psicológica; e Período de Adaptação.

Locais de inscrição no 3º Distrito Naval:

Natal (RN) - Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 3º Distrito Naval - Rua Coronel Flamínio, nº 100 - Santos Reis - Natal/RN CEP: 59010-500 - Tel.: 3216-3083/3087.


Fortaleza (CE) - Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará - Avenida Coronel Filomeno Gomes s/nº - Jacarecanga. CEP: 60010-280 – Telefone: (85) 3288-4704 e 3288-4734.

Olinda (PE) - Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco - Avenida Olinda s/nº - Complexo do Salgadinho. CEP: 53010-000 - Tel: (81) 3412-7615.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Capitania dos Postos de Alagoas