CURRÍCULUM

Construindo o curriculum ideal
Quem está procurando uma oportunidade no mercado de trabalho deve ter em mente que saber confeccionar um bom curriculum pode ajudar, e muito, nessa empreitada. Afinal, de nada adianta você ter inúmeras qualificações e experiências se não souber colocar tudo isso no papel, de forma clara, organizada e profissional.


Na maioria das vezes, o curriculum é o primeiro contato entre o candidato e a empresa. O indivíduo fica sabendo de uma vaga e envia o documento por e-mail. Antes mesmo de o empregador conhecer a pessoa, já terá visto o seu curriculum. Pode-se dizer também que ele é o primeiro critério de seleção dos candidatos! Quem tem um curriculum mal feito, acaba tendo menos chances de ser chamado para uma entrevista.

Mas se você não faz a menor ideia de como montar um curriculum sério e correto, não se preocupe, pois agora você vai conferir um passo a passo que com certeza irá ajudar!
Vamos a Confecção do Curriculum

Inserindo Dados pessoais no Curriculum
Essa é a primeira coisa que deve ser colocada em um curriculum: seus dados de identificação. Isso inclui o nome completo, data de nascimento, telefone para contato (acrescido de DDD) e e-mail. Não é necessário colocar os números de documentos como RG e CPF, isso será solicitado pela empresa posteriormente, caso você seja selecionado.

construindo um curriculum de sucessoOutro detalhe importante: não se deve colocar foto. Se por acaso a empresa precisar dela, certamente isso será solicitado na descrição da vaga e então você envia uma imagem em anexo. Caso contrário, não!

Perfil profissional Dentro do Curriculum
Muitas pessoas acabam deixando essa parte de fora, mas ela é primordial, talvez até a mais importante. Esse perfil deve consistir em um pequeno parágrafo, com cinco linhas mais ou menos, falando a respeito de você enquanto profissional, ou seja, as experiências que já teve, a formação e o seu objetivo profissional.

O perfil deve ser escrito na forma de texto e não em tópicos. Ele deve corresponder àquilo que você diz quando alguém lhe pergunta sobre a sua vida profissional. Deve refletir o momento da carreira em que você está agora, as experiências do passado que já acumulou e o que você pretende para o futuro.
Escolaridade/formação

Agora sim você colocará as informações na forma de lista. Se por acaso você for um estudante do ensino médio, é necessário colocar o ano e o colégio em que estuda. Para quem está no ensino superior, não é preciso colocar dados sobre o 1º ou o 2º grau, apenas o curso e a universidade em que está. Também é necessário deixar bem claro se você já se formou ou se ainda está estudando.
Para quem tem especialização, mestrado e/ou doutorado, vale colocar a formação a partir do curso superior. Sempre deixando explícito o nome do curso realizado e a instituição.


Experiência profissional o que colocar no curriculum
Esse é o momento de falar sobre as oportunidades de trabalho que você já teve! Para cada experiência profissional, você deve colocar no curriculum a empresa em que trabalhou, data de início e de fim (mês e ano), cargo que ocupava e atividades realizadas. É comum que as pessoas coloquem apenas o nome do cargo, mas isso deixa tudo muito superficial, já que nem sempre esse é um dado que revela o que era feito no trabalho. Não deixe de colocar as atividades que eram realizadas, brevemente, pois isso faz toda a diferença.

Se você fez estágios, também pode colocar nessa parte do curriculum. Empregos que não tenham tido relação com a vaga que você está tentando agora, não precisam ter as suas atividades descritas, mas você pode citar se desejar.

Formação complementar
Escreva sobre os cursos de curta duração que você realizou, de preferência citando o nome do curso em si, a instituição que ofereceu e a sua carga horária. Cursos de idioma, participação em congressos ou outros eventos profissionais (que sejam relacionados com a vaga pretendida, obviamente) também podem ser colocados nessa parte final do curriculum.

A ideia da formação complementar é mostrar tudo aquilo que você buscou fora da sala de aula regular para se tornar um profissional melhor e mais completo.

Últimas dicas para a elaboração do curriculum
CURRICULUM QUE INFORMAÇÃO COLOCAR• Escolha uma fonte padrão como o Arial ou Times New Roman em tamanho 12 para redigir o seu currículo. Não utilize outras fontes para destacar títulos e nem outras cores que não seja o preto, já que tudo isso pode tirar o aspecto sério e profissional que esse documento precisa ter;
• Procure ser o mais objetivo possível ao escrever o seu curriculum, deixando-o no máximo com duas páginas;
• Jamais escreva informações que não sejam totalmente verdadeiras. Não fale que você tem uma formação que não tem ou que trabalhou em algo sem ser real. O empregador pode fazer testes para verificar a autenticidade dos dados que você colocou em seu curriculum. Além disso, no próprio cotidiano de trabalho (caso você consiga a vaga) ficará evidente que você não tem certos conhecimentos, e você pode perder o seu emprego;
• Não coloque características pessoais no curriculum, como por exemplo, “sou dinâmico, responsável, competente, profissional”, porque não soa bem. Se o empregador tiver interesse nisso tudo, vai lhe questionar durante a entrevista. O curriculum deve ser profissional;
• Deixe o documento muito bem organizado, separado nas seções que foram descritas acima. Você pode utilizar o negrito ou a caixa alta para destacar o título de forma suave;
• Tome todo o cuidado possível com a escrita e revise o curriculum quantas vezes forem necessárias. Erros de português não são admitidos, por isso, não os cometa;
• Ao enviar o curriculum, uma dica é colocar como assunto do e-mail a vaga para a qual você está se candidatando, pois isso facilita o trabalho de quem está separando os documentos para dar início às entrevistas.

Foque em todas essas dicas e com certeza você vai elaborar um curriculum profissional perfeito, que mostre para a empresa quem você é e o que tem para oferecer a ela de uma forma clara, concisa e sem pedantismo. Lembre-se de dar ao curriculum a importância que ele verdadeiramente merece!