quarta-feira, 12 de abril de 2017

Concurso Aeronáutica - Cadetes do Ar (EA CPCAR 2018)

Aeronáutica abre vagas para Curso de formação de Cadetes do Ar. Para se candidatar é preciso ter o ensino fundamental completo e atender a outras exigências.


O Departamento de Ensino da Aeronáutica está realizando, por meio do edital nº 14, concurso para o Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar do ano de 2018 (EA CPCAR 2018). O processo seletivo é de âmbito nacional e oferece 180 vagas disponíveis, sendo 160 para homens e 20 para mulheres.

O CPCAR, ministrado pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena, Minas Gerais, destina-se a preparar, sob o regime de internato, jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga - São Paulo. O CPCAR terá duração de três anos, equivalendo, portanto, ao ensino médio, e abrangerá instruções nos Campos Geral e Militar.


As inscrições ficarão abertas de 19 de abril a 9 de maio de 2017, pelo site ingresso.afaepcar.aer.mil.br, pagando-se taxa de R$ 60,00. Menores de idade poderão participar do Exame, desde que tenham autorização formal do responsável legal.

Os inscritos serão avaliados por meio de provas escritas (Língua Portuguesa, Matemática, Língua Inglesa e Redação), inspeção de saúde; exame de aptidão psicológica; teste de avaliação do condicionamento físico; e validação documental.


No preenchimento do formulário eletrônico, o candidato pode escolher onde deseja fazer as provas escritas, dentre as seguintes opções: Belém (PA), Recife (PE), Natal (RN), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte, Barbacena (MG), São Paulo, Pirassununga (SP), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Manaus (AM), Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO).

As demais etapas poderão ser cumpridas em Belém, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Canoas, Brasília e Manaus. Ao concluir o CPCAR, serão recebidos os certificados de conclusão do Ensino Médio e do próprio curso.

Edital e atualizações: ingresso.afaepcar.aer.mil.br