quinta-feira, 16 de junho de 2016

Primeiro emprego para jovens

Primeiro emprego – A combinação é tão complicada que na maioria dos casos realmente assusta: você é jovem, ainda é estudante, é criativo e está louco para colocar várias ideias que teve em prática. Mas, por outro lado, um problema – você ainda não tem, uma primeira experiência profissional, e por isso, o que falta é a sua primeira oportunidade o seu primeiro emprego.


Algumas dicas para quem deseja entrar no mercado de trabalho e alcançar o seu Primeiro emprego!
Mas, é certo afirmar que encontrar o mercado de trabalho com as portas abertas para este primeiro emprego pode não ser uma tarefa assim tão difícil o quanto você imagina. Independentemente se você já terminou os estudos ou está cursando o ensino superior, muitas são as oportunidades para que você garanta essa oportunidade e, melhor ainda, comece a trabalhar já na área que pretende seguir para o resto da vida!


E com base na importância de conseguir o primeiro emprego e nos desafios empregados para o jovem nesse momento que esse artigo foi criado. Confira nele algumas dicas sobre como e onde conseguir a sua primeira experiência em âmbito profissional.

1. Tenha objetivos bem definidos
No momento da entrevista, o candidato ao primeiro emprego deve mostrar a sua determinação e clareza de objetivos. Com uma postura mais tranquila, certamente ele conseguirá de outra forma mostrar quais são os seus diferenciais para a empresa – independentemente se já atuou no mercado ou não.

2. Estágios ou trabalhos temporários
Mesmo que você ainda não tenha nenhum registro na carteira de trabalho, é certo afirmar que os programas de trainee, estágios ou trabalhos freelance/temporários podem ser ótimas oportunidades para inserção no mercado de trabalho e alcançar o tão almejado primeiro emprego de sua vida.
Eles oferecem chance de adaptação à nova rotina, experiência profissional necessária e ainda podem ser uma forma mais fácil de ser oficialmente contratado pela empresa no futuro.

3. Conheça a empresa que quer trabalhar
O profissional que está em busca do primeiro emprego deve se informar plenamente sobre a instituição que procura essa oportunidade. Ele deve conhecer o segmento de atuação, os valores e principais políticas adotadas por ela.

Isso ajuda na preparação do candidato, que participará da entrevista ao primeiro emprego com a autoestima elevada

Jovem Aprendiz Caixa
4. Mostre suas outras qualidades
Tudo bem, você nunca trabalhou ainda não alcançou o seu primeiro emprego. Mas mesmo assim, com certeza já realizou outras atividades que demonstram responsabilidade e podem inclusive, ser compatíveis com as características que a empresa procura em você.

Se você já fez um intercâmbio, realizou trabalho voluntário para alguma instituição, participou de centros acadêmicos universitários ou até mesmo grêmios estudantis, fez trabalho de iniciação científica, participou na organização de eventos e muitos outros tipos de experiência, lembre-se que elas também podem ser consideradas uma das grandes oportunidades para o seu primeiro emprego, e inclusive, muitas delas também devem fazer parte do seu currículo.

Isso mostra que durante os anos que não trabalhou você não só estudou como também preparou a sua carreira por meio de outros métodos de qualificação. Cursos de idiomas, participação em eventos e palestras e realização de atividades voluntárias são, geralmente, as que mais contam pontos.

E como conseguir o Primeiro emprego ?
Para conseguir a sua primeira colocação no mercado de trabalho e alcance o primeiro emprego, não tem erro. Além das indicações – que podem partir principalmente dos seus professores, por exemplo – você também pode fazer a sua parte mandando currículo diretamente para as empresas pelas quais o trabalho lhe interessa. Neste sentido, lembre-se também de montar o seu currículo com muita sinceridade. O fato de você não ter experiências profissionais não necessariamente quer dizer que você não tem chance, mas pelo contrário. Mostre suas outras qualidades e experiências, como já dissemos anteriormente, e boa sorte nessa tarefa!

Também fique ligado em sites que oferecem tais oportunidades de primeiro emprego, como é o caso do site Vagas.com.br, Indeed ou Catho, por exemplo. Realizar um cadastro nestes portais e mantê-los ativos e atualizados também é uma ótima alternativa para que você esteja informado quando aquela vaga tão esperada estiver aberta.