quinta-feira, 16 de junho de 2016

Jovem Aprendiz Detran

O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) está presente em todos os estados do Brasil e dispõe de vagas de emprego destinadas exclusivamente para os participantes do programa Jovem Aprendiz, do governo federal. São diversos cargos disponíveis para o aprendiz, todos com jornada de 40 horas de trabalho. A maior vantagem é poder adquirir uma primeira experiência profissional para conseguir se inserir de vez no mercado de trabalho.



O programa Jovem Aprendiz foi desenvolvido pelo governo federal para incentivar a participação de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social no competitivo mercado de trabalho. Ou seja, para participar é preciso atender às exigências do programa, como ter idade entre 14 e 24 anos, estar matriculado no ensino fundamental, médio ou técnico e renda familiar de acordo com os requisitos do Jovem Aprendiz.

Como fazer a inscrição no Jovem Aprendiz Detran?

Fazer a inscrição para o Jovem Aprendiz do Detran é rápido e simples. Portanto, se você atende a todos os requisitos do programa, faça o seguinte:

1) Vá até o site do DENATRAN <www.denatran.gov.br/links.htm>;
2) Selecione o DETRAN do seu estado (ex.: Detran-SP);
3) No site do DETRAN, localize a opção “Atendimento” ou “Fale com o Detran” e clique;
4) Você terá diversas formas de entrar em contato com o Detran. Escolha entre preencher o formulário online, ter mais informações através do chat online ou ligar no telefone 155 para tratar da inscrição ou se informar sobre quando será o novo processo seletivo do órgão.
Salários e Vantagens:


 A remuneração para o Jovem Aprendiz Detran é de acordo com a vaga de trabalho ocupada dentro do órgão. De maneira geral, os salários são de até R$900,00 para trabalhar 6 horas por dia. Além de remuneração, o Menor Aprendiz também tem acesso a todos os direitos previstos pela legislação trabalhista, como férias, décimo terceiro, vale transporte, vale refeição e demais benefícios.

Em relação às vantagens do programa, talvez a maior delas seja conseguir uma vaga de emprego no mercado de trabalho competitivo. Além disso, ao término do Jovem Aprendiz, que pode ter duração máxima de 2 anos, o Detran pode escolher por efetivar o Menor Aprendiz e contratá-lo de forma definitiva para trabalhar no órgão. Outra vantagem é que o Detran oferece diversos cursos de qualificação que podem agregar ainda mais ao currículo.
Quais são os benefícios do Jovem Aprendiz Detran no futuro profissional?

O programa é importante para inserir jovens em situação de vulnerabilidade social em empresas de porte grande ou médio, como é o caso do Detran. Entre os principais benefícios, estão a chance de conseguir o primeiro emprego, a oportunidade de trabalhar ao lado de profissionais experientes e a experiência comprovada na carteira de trabalho, além de ter a chance de ser efetivado pelo Detran.

Sobretudo, o Jovem Aprendiz Detran é um programa criado para que adolescentes e jovens tenham um futuro profissional melhor, começando a obter conquistas no mercado de trabalho desde cedo. Assim sendo, um dos maiores benefícios do Menor Aprendiz é ter a chance de ter uma vida financeira mais equilibrada.