quinta-feira, 10 de março de 2016

OFICIAL Governo de Pernambuco anuncia concurso para 1,5 mil policiais militares

Edital da seleção será publicado no Diário Oficial desta quinta-feira. Todas as oportunidades serão para soldados


O Governo de Pernambuco anunciou, nesta quarta-feira (9), a publicação do edital do novo concurso público da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) na edição do Diário Oficial de amanhã. Ao todo, serão 1,5 mil vagas para soldados. A banca organizadora do concurso também está definida e é o Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (IAUPE), que foi contratada por dispensa de licitação.

O concurso da PM não trará ônus para o Estado. A IAUPE foi contratada por dispensa de licitação, após realização de consulta a diversas instituições. Foi considerada a melhor proposta e escolhida a instituição que apresentou o menor preço das inscrições, que cobrirá os gastos do certame. Os candidatos precisarão desembolsar R$ 100.

Para concorrer ao concurso, os interessados precisam atender os seguintes requisitos: devem ter entre 18 e 28 anos, a partir de 1,65 metro (homem) e 1,60 metro (mulher), Ensino Médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As inscrições serão realizadas via portal do IAUPE, mas somente amanhã, na publicação do edital, haverá definição do prazo para os interessados começarem a se inscrever.

Além do concurso para a PMPR, o governo estadual também está finalizando os últimos detalhes para o lançamento do certamente da Polícia Civil, onde serão selecionados 100 delegados, 500 agentes policiais e 50 escrivães. Para a Polícia Científica, serão 316 cargos distribuídos diversas funções. 

Não há, até o momento, por parte do governo, definição sobre a data de publicação do edital no Diário Oficial, mas o documento deve ser lançado nos próximos dias. No mês passado, no dia 12, o governo já havia anunciado a apresentação dos editais das duas seleções. Aos interessados em disputar uma vaga no concurso da Polícia Civil, resta aguardar a publicação com as regras.

A divulgação do lançamento do edital pelo governador Paulo Câmara foi feita durante a reunião do Comitê Gestor do Pacto pela Vida, acompanhada pelo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Leopoldo Raposo, pelo procurador-geral do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Carlos Guerra, e pelo defensor público-geral do Estado, Manuel Jerônimo. O encontro foi aberto a novos 30 juízes substitutos empossados em fevereiro deste ano. Os juristas estão fazendo curso de formação na Escola Judicial de Pernambuco. Eles assumirão comarcas de 1ª Entrância em Pernambuco, o que deve acontecer até o início do segundo semestre de 2016.
Local: State of Pernambuco, Brazil